Filosofia

 A verdadeira filosofia não é uma atividade meramente intelectual, mas corporal, ou melhor dizendo, envolve e ocorre em nosso ser total.


O filósofo busca estar consciente de sua própria unidade, ao mesmo tempo aberto para a presença da unidade da totalidade do Ser que o circunda.

Alerta para contemplar de modo persistente e sincero o que se passa nesta clareira com intuito de se aproximar da verdade e obter o conhecimento.

Percebe a própria realidade com todas as suas tensões e complexidades e aos poucos pode formar um quadro fidedigno e coerente da ordem cósmica.

Notando a si mesmo e sua situação neste contexto, vai também descobrindo como viver de modo bom e harmonioso e o transmite a seus amigos e alunos.

O registro textual deste conhecimento não é para ele uma prioridade mas uma consequência natural. Muitas vezes quando temos um texto pronto isto na verdade significa já a morte da filosofia.

Quando um saber está em vias de se perder e poucos são os que o podem de fato compreende-lo, torna-se necessário que seja escrito ou gravado para que gerações futuras tenham uma chance de o recuperar, trazendo-o de volta a vida.

continua...


Foto por Peter Canellov.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mente e Corpo

Filosofando e caminhando, estou de volta à trilha...

Ciclos do Espírito