Mente e Corpo



Nós que somos filhos da modernidade, invariavelmente estamos enclausurados nesta dualidade de corpo e mente, costumamos dar voltas ao redor desta questão sem jamais transcendê-la.

Queremos saber se a mente é apenas uma parte do corpo, e por isto obedece à matéria através de reações químicas e impulsos cerebrais, ou se ao contrário, a mente tem supremacia e pode controlar o corpo.

Em um universo em que tudo o que existe ou é sempre visto como aspecto corporal, ou psíquico, e segue certas leis imutáveis da natureza, entra as vezes um terceiro elemento, que quebra a ordem; o sobrenatural.

No entanto, acreditar no sobrenatural, ou em Deus enquanto um elemento externo, que eventualmente quebra a ordem natural das coisas, como se agisse de fora, enquanto se permanece preso a uma visão de mundo atrelada a dicotomia de corpo e mente é uma situação miserável.

Esta infelizmente é a situação da imensa maioria dos seres humanos modernos, mesmo aqueles que dizem acreditar em Deus, na alma imortal e na vida eterna, mas neste caso a religiosidade e espiritualidade se tornam uma absurdidade.

Pois como poderíamos alcançar a imortalidade após a morte se já não fossemos desde já, em nossa vida terrena, uma alma imortal?

A dimensão divina não pode agir sobre a natureza de fora, mas precisa estar em seu próprio centro, de onde provém a estrutura total da existência, que a unifica, transcende, e abrange.

A alma imortal unifica corpo e mente em um único ente, que é a nossa pessoa. o Eu verdadeiro, profundo e permanente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filosofando e caminhando, estou de volta à trilha...

Ciclos do Espírito