O Exercício Fundamental
O exercício de perceber a presença real do ser não é apenas uma sugestão saudável de prática, mas uma necessidade absoluta. Sem isto qualquer espécie de construção idealista não passa de pura alienação subjetiva.
Assim também toda ciência, ao recortar na natureza seu próprio campo de investigação e privilegiar a pesquisa desde o ponto de vista do próprio interrogador, não poderá jamais obter um conhecimento totalmente concreto e objetivo da realidade, mas apenas técnico.
Toda ciência moderna tal como é constituída até hoje permanece limitada pelo subjetivismo abstrato e jamais poderá conhecer a realidade concreta do universo sem se abrir para a experiência de participação na presença real do ser.
Do mesmo modo toda religião jamais poderá compreender e se relacionar com Deus sem antes exercitar a percepção direta da presença total do ser. Sem ela, Deus será apenas um conceito, uma ideia construída na própria mente do religioso.
Por mais que ele se dedique ao estudo teológico e práticas rituais, tudo isto será apenas conhecimento humano limitado, e não do ato divino que é a própria presença total do ser que unifica, fundamenta, abarca e transcende tudo que existe.
Foto: Cogumelo no tronco caído, por Peter Canellov.
Comentários
Postar um comentário