Ciência e Cultura
Na busca da sabedoria, o primeiro passo é cultivar o solo poético e literário onde crescem os materiais imaginários que serão as bases que possibilitam criar pontes entre nossos pensamentos e o mundo real.
A leitura dos clássicos da literatura é imprescindível para se obter alta cultura, sem a qual a tarefa de colocar as questões fundamentais da filosofia será estéril pois seria como uma criança tentando correr antes de aprender a engatinhar.
A prática de ciência por outro lado, jamais pode produzir inteligência e alta cultura, mas pelo contrário pode até mesmo ser um obstáculo.
Cada ciência versa apenas sobre um recorte da realidade previamente estabelecido com objetivo de observar certos processos naturais desde o ponto de vista de uma premissa ou constante também previamente estabelecida por esta própria ciência.
Seguindo este esquema tautológico, a prática científica é uma técnica que pode ser executada de maneira quase automática, até mesmo por um computador.
Este método pode produzir excelentes resultados práticos principalmente no campo tecnológico. No entanto nenhuma ciência jamais pode colocar satisfatoriamente o problema da verdade do ser.
Seus esforços estão sempre limitados a certos campos do conhecimento que funcionam separados dos campos delimitados por outras ciências com os quais não se relacionam.
Deste modo cada ciência particular está sempre afastada do todo, ela não pode dizer nada sobre a verdade universal do ser que funda a possibilidade de cada ciência específica, a cola, o elo de conexão entre todas as ciências e todas as coisas precisa ser investigado desde outro patamar.
Foto: Paisagem oceânica em Florianópolis, Santa Catarina / SC / Brasil, por Peter Canellov com um Iphone 5s.
Comentários
Postar um comentário