A importância da alta cultura
Todo ser humano autêntico precisa necessariamente adquirir alta cultura, caso contrário não terá responsabilidade e autoridade para ser alguém, impor sua vontade, nem será capaz de dar uma simples opinião sobre qualquer assunto. Suas palavras não terão significado nem valor.
Isto ocorre porque ao começarmos nossa jornada de vida em sociedade, somos influenciados pelas pessoas de nosso círculo familiar, amigos, colegas, professores, etc.
Em um primeiro momento nosso objetivo é obter aprovação e como uma esponja, absorvemos todas estas influências mentais e emocionais e as imitamos até sermos aceitos plenamente nestes círculos sociais.
Significa que nossas opiniões e concepções não são nossas. Não existe em nós originalidade nenhuma. Funcionamos como papagaios reproduzindo mecanicamente tudo que nos dizem.
Quando alguém diz que tem espírito crítico e pensa com sua própria cabeça, pode ser uma frase bonita, mas é uma atitude totalmente falsa, pois ele não sabe exatamente qual a origem de suas próprias ideias e estará invariavelmente repetindo o que já foi pensado e repensado por outros homens desde tempos imemoriais.
Adquirir alta cultura, isto é, conhecer os grandes escritores da humanidade, ler os clássicos da literatura é o único modo de rastrear as origens das ideias e das experiências humanas reais que geraram tais pensamentos.
Só então, aos poucos, é possível começar a entender o que realmente se esconde por trás das ações e opiniões de nossos semelhantes. Compreender a realidade desde pontos de vista mais universais.
Até lá, somos como cegos no meio de um tiroteio, sem saber ao certo qual a substância do solo em que pisamos.
Foto: flor de bromélia na trilha, por Peter Canellov.
Comentários
Postar um comentário