Postagens

Mostrando postagens de dezembro, 2022

Ouvir os sons do mundo

Imagem
Para educar-se adequadamente é imprescindível ser capaz de reproduzir a experiência real de vida donde originou-se a matéria do aprendizado. Tudo que lemos e escutamos não pode ressoar apenas como ideias abstratas e meras construções mentais, precisamos fazer o esforço de extrair, nem que seja imaginativamente, o princípio perceptivo de onde tais proposições advém. De início pode ser difícil obter esta habilidade. Primeiro é necessário nos habituarmos a sentir a presença real do ser e isto pode ser desenvolvido através de certos exercícios de consciência. Pode-se começar por exemplo com “Ouvir os sons do mundo”. Foto: Orquídeas selvagens, por Peter Canellov.

O labirinto místico

Imagem
Aqueles que naturalmente buscam a sabedoria, não encontram em nossa sociedade terreno fértil para suas aspirações, que ao contrário lhes impõe todo tipo de obstáculos alienantes, não raro se voltam para o esoterismo e o misticismo. Começam então a percorrer um grande labirinto idealista e acabam presos por tempo demais em outro tipo de alienação; a busca do “eu superior” que lhes afasta ainda mais de sua presença real e verdadeira. Se por esforço próprio ou golpe de sorte, conseguem retroceder ao ponto inicial de abertura que originalmente lhes inspirou em sua busca de conhecimento, então nada está perdido e nunca é tarde para recomeçar a verdadeira jornada. Foto: Lagoa da Conceição após o pôr do sol, Florianópolis / Santa Catarina - SC / Brasil, por Peter Canellov com um Iphone 5s.

Percepção e construção

Imagem
Um dos maiores desafios no caminho para a sabedoria é reduzir a inevitável separação entre nossas construções mentais e nossas percepções reais da presença do ser. As nossas construções mentais tem lá sua riqueza mas comparadas a presença do ser infinito e eterno no qual estamos inseridos são como pequenos grãos em meio ao vasto oceano. Precisamos nos deixar imbuir profunda e continuamente pelo espírito da presença real do ser antes de poder discursar com verdadeira propriedade. Caso contrário nos esquecemos da origem de nossas proposições antes mesmo de concluí-las. Nossas sentenças se tornam vazias e amiúde carecem de sentido, pois são apenas recortes abstratos sem substância e conexão com a realidade objetiva. Foto: Jovem apreciando o nascer do sol em Rio Tavares, Florianópolis / Santa Catarina - SC / Brasil, por Peter Canellov com um Iphone 5s.

Retornando a presença real

Imagem
No caminho para a sabedoria é preciso uma atitude de sinceridade e humildade. Reconhecer os erros, os pecados, a própria ignorância e retroceder ao ponto de partida de nossa presença real quantas vezes forem necessárias. Aceitar o desconhecido e o mistério e direcionar nossa atenção para a abertura de onde um fio de luz esclarecedora possa novamente chegar até nós. Foto: Dolmen da Oração, antigo observatório astronômico dos índios Guaranis em Florianópolis / Santa Catarina - SC / Brasil, por Peter Canellov com um Iphone 5s.